Dentes do Siso. Devo Extrair?
Se você tem indicação para extrair seus dentes do siso não se assuste demasiadamente porque são muitos os casos onde esta necessidade se apresenta e atualmente é um procedimento que pode entrar na sua agenda sem tanto comprometimento de suas atividades.
Ante a qualquer procedimento cirúrgico é normal nos preocupemos, o importante é ter um profissional a quem confiar o tratamento e não ficar divagando com muitas pessoas porque podemos nos desencorajar. Muitas pessoas relatam experiências que com certeza beiram o exagero e não são o que acontecem quando tudo foi bem planejado por um dentista bem preparado.
Os dentes sisos ou terceiros molares são dentes iguais a qualquer outro na cavidade oral, porem normalmente estão situados numa região mais posterior na sua boca. Eles costumam irromper na cavidade oral no final da adolescência, por volta dos 16 anos. Como, nessa idade as pessoas passam a cobrar uma postura mais adulta dos jovens, eles acabaram conhecidos como os dentes do juízo. No entanto, por falta de espaço na boca, freqüentemente os sisos nascem mal posicionados e precisam ser extraídos numa cirurgia relativamente simples, feita no consultório dentário sob anestesia local. A época ideal de sua extração vai depender do acompanhamento de cada caso por meio de radiografia.
Podemos apresentar na arcada dentária de quatro a nenhum dente siso, esta ausência se caracteriza por um processo evolutivo da espécie humana. Estes dentes podem ser vistos na cavidade como também podem estar incluso, isso significada que o dente do siso esta embaixo de sua gengiva. As principais indicações para a extração são: a dificuldade de higiene deste dente pelo paciente, o qual pode acabar cariando a presença de lesões císticas entorno de um dente impactado (incluso) e necessidades de movimentações ortodônticas que podem ser dificultadas pela sua presença. O procedimento cirúrgico para a remoção dos terceiros molares pode durar entorno de uma hora para ser realizado, o mais comum é optar por extrair dois dentes, no mesmo lado da face, para que o paciente fique com um dos lados para se alimentar. E assim, num outro momento extrair os outros dois sisos restantes.
Quando tiver a indicação da extração do dente siso por um profissional qualificado este dente deve ser removido o quanto antes, pois somente assim você estará revolvendo o problema para sempre.