PROCEDIMENTOS

Artrocentese da articulação temporomandibular​

A articulação temporomandibular é a única articulação que temos na face, e está localizada entre a mandíbula e a base do crânio, bem à frente das orelhas. Na junção entre esses dois ossos há um disco de cartilagem, chamada de disco articular, que “amortece” o atrito entre eles e os mantém no lugar. Este disco do côndilo é encapsulado entre ligamentos e músculos, e a cápsula é preenchida com líquido sinovial (um líquido viscoso e claro encontrado nas articulações) e que atua como lubrificante.

Aplicação de toxina botulínica

A toxina botulínica, quais as marcas mais conhecidas são Botox, Prosigne e Botulifit, são utilizadas pelo cirurgião-dentista para: diminuir contraturas musculares nos apertamentos dentários (bruxismo), atenuar rugas faciais, melhorar o sorriso gengival e para diminuir salivação. As aplicações são indolores, pois se aplica anestésico tópico prévio. Após 15 dias da sua aplicação, a ação da toxina alcança os 100%, e poderá notar as diferenças esperadas. Uma nova aplicação poderá ser feita somente após 90 dias, para que não se desenvolva resistência medicamentosa. Os cuidados após a aplicação são: não baixar a cabeça, sem atividades físicas por 24 horas e aplicar compressas geladas na face.

Cirurgia Ortognática

É a cirurgia realizada para corrigir a posição e tamanho dos maxilares com o objetivo de melhorar a oclusão, a mastigação, a articulação temporomandibular, a fala e a respiração. Pacientes com dores na articulação também são beneficiados. Em alguns casos, o principal objetivo é a melhora da aparência estética.

Implantes dentários

Procedimento realizado com o objetivo de substituir um dente perdido, fazendo às vezes de uma raiz dentária. Pois a parte da coroa dentária será substituída por uma coroa protética.

O Plasma Rico em Fibrina

A técnica consiste na coleta de sangue do paciente, realizada pela nossa enfermeira, 30 minutos antes do procedimento, e os tubos são levados para a centrífuga.

Extração dentes inclusos (sisos)

Se você tem indicação para extrair seus dentes do siso não se assuste demasiadamente porque são muitos os casos onde esta necessidade se apresenta e atualmente é um procedimento que pode entrar na sua agenda sem tanto comprometimento de suas atividades.

Cirurgia da Articulação Temporomandibular

A articulação temporomandibular é composta de côndilo mandibular, disco articular, ligamentos, cápsula articular e os músculos da mastigação. Todo o correto funcionamento da articulação esta relacionado com o engrenamento dos dentes. Os problemas que podem acometer este sistema são dores musculares, desgastes dentários, falta de dentes, sobre carga funcional (bruxismo), desgastes ósseos do côndilo mandibular (artrites e/ou artroses), deslocamento do disco articular, limitações de abertura de boca entre outros.

Placas oclusais para alterações na Articulação Temporomandibular

As placas oclusais tem por objetivos principais reduzir tenção muscular nos músculos faciais, diminuir pressão sobre as articulações temporomandibular e não permitir os desgastes dos dentes, nos casos de bruximos excêntricos (ranger os dentes). Estes dispositivos intra orais têm as suas limitações de tratamento, mas são muito importantes quando bem empregadas.

Por outro lado, no caso de desgastes ósseos e luxação sem redução de disco articular, as placas oclusais não serão eficazes. Assim, as placas não são “milagreiras”, mas nos ajudam no alivio da dor muscular.

Prótese de Articulação Temporomandibular

As próteses de ATM são um substituto de um osso mandibular (côndilo), nos casos em que o osso não cumpre mais a sua função de movimentação. Os motivos pelos quais o côndilo pode estar alterado são:

      • fraturas por traumas de face
      • desgaste ósseo por artroses
      • sobre carga funcional sem a devida proteção do disco articular e reabsorções idiopáticas

    O emprego destas próteses tem como objetivo: melhorar a forma e função mandibular, reduzir os desconfortos do paciente e proposta de tratamento definitivo.

    Os pacientes que optam por uma tratamento com prótese de ATM iram apresentar uma melhora na sua abertura de boca, redução de dor e melhoras na mastigação. As limitações após a colocação de uma prótese são claras, mas os benefícios são imediatos.

Patologias orais

As patologias orais e maxilofacias são diversas e complexas. Temos como objetivo identificá-las e tratá-las conforme as suas patogêneses, características clínicas e radiográficas e seus prognósticos. O medo, que todos nós temos, sobre a palavra câncer é muito grande, por isto o diagnóstico e tratamento precoce são ainda a principal maneira de eliminarmos este problema de saúde.

Trauma de face

As patologias orais e maxilofacias são diversas e complexas. Temos como objetivo identificá-las e tratá-las conforme as suas patogêneses, características clínicas e radiográficas e seus prognósticos. O medo, que todos nós temos, sobre a palavra câncer é muito grande, por isto o diagnóstico e tratamento precoce são ainda a principal maneira de eliminarmos este problema de saúde.

Cirurgia da Apneia do Sono (ronco)

Sabemos da complexidade que é o tratamento da apneia obstrutiva do sono e de todos os tipos de procedimentos que podemos utilizar para obtermos sucesso. A cirurgia ortognática pode ser um dos tipos de procedimentos que podemos utilizar para melhorar a passagem de ar pelas vias aéreas do paciente.

O diagnóstico de uma apneia obstrutiva do sono se dá através de uma estudo com polissonografia, calculando o número de apneias que faz durante o sono. A cirurgia terá melhor resultado nos casos de pacientes com perfil facial Classe II, que apresentam a mandíbula retruída, para trás. O objetivo deste procedimento será trazer tanto o seguimento maxila quanto o mandibular para anterior, abrindo assim, espaços nas vias aéreas.

Enxertos ósseos para implantes dentários

As enxertias ósseas são empregadas nos locais que apresentam falta de volume ósseo para a colocação do implante no seu correto local. Assim, podemos utilizar o osso do próprio paciente como doador autógeno ou enxertos como o BIOSS.

Cirurgias em ambiente Hospitalar

Todos os procedimentos odontológicos podem ser realizados em ambiente hospitalar, principalmente os cirúrgicos. Sabemos que, ao longo do tempo, muitos pacientes ficaram com “trauma de dentista” e acabaram abandonando os seus tratamentos. Os procedimentos hospitalares sobre anestesia geral ou uma sedação endovenosa são cada vez mais seguros e indicados nos casos de procedimentos de grande porte ou quando o paciente é resistente aos procedimentos á nível de consultório.

As cirurgias Ortognáticas e das ATMs são obrigatoriamente feitas em ambiente hospitalar, já os procedimentos de implantes dentários, extração de dentes sisos, enxertos ósseos podem tanto ser feitos no consultório ou num hospital. Se você esta receoso em fazer o seu procedimento odontológico em nível ambulatorial, opte por fazer sob anestesia geral ou uma sedação num hospital, assim revolverá o seu caso e saíra completamente satisfeito.