CIRURGIA DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E TRATAMENTO CONSERVADOR: RESULTADOS

A articulação temporomandibular é composta de côndilo mandibular, disco articular, ligamentos, cápsula articular e os músculos da mastigação. Todo o correto funcionamento da articulação esta relacionado com o engrenamento dos dentes. Os problemas que podem acometer este sistema são dores musculares, desgastes dentários, falta de dentes, sobre carga funcional (bruxismo), desgastes ósseos do côndilo mandibular (artrites e/ou artroses), deslocamento do disco articular, limitações de abertura de boca entre outros.

Nos casos de alteração unicamente na musculatura mastigatória podemos fazer o uso de placas miorrelaxantes, medicamentos e manobras fisioterápicas.

Os pacientes diagnosticados através de ressonância magnética das ATMs e que apresentam deslocamento discal, processos degenerativos e limitação de abertura de boca, que as dores estão impedindo o paciente de se alimentar ou falar, podemos optar por uma cirurgia para reposicionamento de disco e remoção de mediadores causadores da dor. Esta cirurgia tem um acesso endaural (sem cicatrização visível), o paciente retorna para casa no mesmo dia do hospital e no outro dia passa a comer uma
dieta conforme a sua tolerância. Algumas destas cirurgias podem ser associadas com a Cirurgia Ortognática concomitante ou separadamente, para os pacientes que apresentem as duas alterações.  Como complemento, para um retorno mais rápido dos movimentos, o paciente é indicado para um fisioterapeuta (especialista em recuperação deste tipo de procedimento) para realizar umas 20 sessões.

aciente apresenta nesta ressonância magnética deslocamento para anteriores bilateral dos discos articulares. Causando limitação de abertura de boca, dor e cliques.

Conduta: reposicionamento discal cirurgicamente, com fisioterapia pós-operatória e placa de relaxamento.

 

Paciente apresenta nesta ressonância magnética deslocamento para anterior do disco articulare.

Causa limitação de abertura de boca, dor e cliques.

Conduta: reposicionamento discal cirurgicamente, com fisioterapia pós-operatória e placa de relaxamento.